MONITORAMENTO DE IMPACTOS EM SAÚDE

Fornecemos serviços de consultoria, pesquisa e treinamento em monitoramento e avaliação de impactos em saúde com elevada qualidade e reconhecidos internacionalmente. Ligue ou envie um email para falar sobre as suas necessidades.

Programa de Monitoramento de Impactos em Saúde

Monitoramento de impactos na saúde envolve o desenvolvimento, negociação, consulta e implementação de um programa de monitoramento para seguir o estado de saúde e bem-estar das comunidade afetadas por um projetos, plano, política ou serviço. É frequentemente desenvolvido a partir das medidas de mitigação e melhoramento identificadas e desenvolvidas por um estudo de avaliação de impacto em saúde (avaliação de risco em saúde), Inclui o desenvolvimento e negociação de uma série de indicadores que podem ser monitorados de forma custo-eficiente através de coleta de dados de rotina ou questionários específicos ao local aplicados de forma regular.  

Caso de Estudo: Desenvolvimento de indicadores de saúde e bem-estar para medir a implementação de um plano urbano. Stoke-on-Trent City Council Health Focused Sustainability Indicators (em Inglês)

 

Programa de Avaliação de Impactos em Saúde

A avaliação dos impactos na saúde (avaliação no sentido de Evaluation e não Assessment) é o desenvolvimento, negociação, consulta e implementação de um programa de avaliação para avaliar de que forma as medidas de mitigação e melhoramento implementadas por um projeto, programa, plano, política ou serviço estão a ter (ou tiveram) o efeito desejado de minimizar os efeitos negativos e maximizar os positivos, com especial atenção a grupos mais vulneráveis.  Assegura que o Programa de Monitoramento de Impactos em Saúde está a considerar um conjunto apropriado de indicadores e que não estão a ocorrer impactos novos ou não antecipados que devem ser abordados. Pode também avaliar se, e em que medida, os impactos na saúde e bem-estar identificados no estudo de avaliação de impactos na saúde se materializaram. O programa de avaliação é geralmente realizado num ciclo de 3 a 5 anos. As metodologias usadas neste tio de programa podem incluir métodos quantitativos e qualitativos como inquéritos e questionários aplicados a uma amostra representativa, grupos focais, entrevistas a atores-chave, revisão de documentos e bases de dados de rotina, assim como trabalho de campo primário incluindo avaliações médicas e medições individuais. 

 

Avaliação de Eficácia

Este tipo de avaliação foca-se na eficácia de um projeto, programa, plano, política ou serviço a partir do ponte de vista daqueles que o implementam (profissionais) e dos que dele usufruem ou por ele são afetados (utilizadores ou comunidades).Neste tipo de avaliação o enfoque está no uso de entrevistas a atores-chave, grupos focais, revisão de documentos chave, e revisão de dados de monitoramento e avaliação existentes para identificar pontos fortes, pontos fracos, áreas de melhoramento e medidas e abordagens para aumentar a eficácia. 

 Caso de Estudo: Avaliação de Eficácia de um serviço de saúde: Hounslow Primary Care Trust Special Personal Medical Service Review (em Inglês)

Caso de Estudo: Avaliação de Eficácia sobre a aplicação do processo de Avaliação de Impacto na Saúde nos diversos Ministérios do Governo de Inglaterra: England Department of Health Health Impact Assessment Review (em Inglês)