EQUIPE

Filipe Silva   Diretor Executivo

Filipe bw.jpg

O Filipe tem 6 anos de experiência na área de saúde pública em diversos contextos. Possui experiência na realização de estudos de avaliação de impactos em saúde avaliação quantitativa de impactos, investigação em saúde pública e epidemiologia, vigilância epidemiológica, desenvolvimento comunitário e atividades de promoção e proteção da saúde em países de elevada, média e baixa renda na Europa, África, Sudoeste Asiático e América Latina. Trabalhou em organizações do setor público, privado e voluntário ao longo da sua carreira.  

A formação do Filipe é em Medicina pela Universidade do Porto (Portugal) e Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (Inglaterra).

É membro da Ordem dos Médicos de Portugal, da Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes e da Associação Internacional de Avaliação de Impactos.  


Salim Vohra Diretor Fundador

2013 - Sal - profile pic - in the office - 2.JPG

O Salim trabalha em saúde pública há mais de 20 anos. Nos últimos 10 anos focou-se em avaliação de impactos em saúde, planejamento urbano saudável, equidade em saúde, política pública saudável/saúde em todas as políticas, e monitoramento em saúde.

Foi diretor do Centro de Avaliação de Impactos em Saúde (Centre for Health Impact Assessment) no Institute of Occupational Medicine, sediado em Londres, durante 6 anos. Antes, esteve na Peter Brett  Associates, uma consultora de engenharia e ambiente, durante 2 anos, sediado em Reading e Londres.

Liderou e coordenou avaliações de impacto em saúde em diversos setores – económico, energia, serviços de saúde, habitação e planejamento urbano, transportes, regeneração, resíduos, água e saneamento ao nível projetos e políticas - tanto como avaliações de impacto em saúde isoladas ou integradas em avaliações de impacto ambiental e social, avaliações ambientais estratégicas e avaliações de sustentabilidade.  

Foi o primeiro autor de três guias: um guia de avaliação de impactos em saúde de espaços verdes na Escócia, um guia internacional de avaliação de impactos em saúde no setor da mineração e um guia de análise de risco em saúde ocupacional. Estes guias foram desenvolvidos enquanto o Salim trabalhava no Instituto de Medicina Ocupacional. 

Foi um membro coordenador do grupo de trabalho em saúde no projeto de pesquisa da Comissão Europeia IMP3 ‘Improving the Implementation of Environmental Impact Assessment' (Melhorando a Implementação da Avaliação de Impacto Ambiental). Conduziu um projeto com o Banco de Desenvolvimento do Sul de África para desenvolver a capacidade do banco em identificar de que forma a avaliação de impactos em saúde poderia ser incorporada nos seus processos internos de avaliação de impacto ambiental e social. Liderou a revisão ‘Putting Health in the Policy Picture’ para o Ministério da Saúde Inglês sobre a forma como outros ministérios estavam a implementar avaliações de impacto em saúde sobre as suas políticas .

A formação do Salim é em Medicina, (MBChB), epidemiologia ambiental (MSc) e políticas em saúde pública (PhD).

É membro honorário da Staffordshire University e professor conjunto na University of South Wales pela sua experiência em avaliação de impactos em saúde.

É também o atual co-Presidente da Secção de Saúde (Avaliação de Impactos em Saúde) da Associação Internacional de Avaliação de Impactos; associado da Faculty of Public Health; membro do Transport and Health Study Group;  e membro do concelho editorial da revista Environmental Impact Assessment Review.


Shamoona Vohra   Coordenação de Projetos,Coordenação Financeira,Consulta às Comunidades

IMG_1120.jpg

A Shamoona lidera os escritórios e fornece apoio administrativo a projetos incluindo coordenação a projetos apoio a atividades e eventos de consulta pública. 

Esteve envolvida no apoio à consulta pública para a avaliação de impactos em saúde do plano urbano de Marsh Farm e na preparação do guia de avaliação de impactos em saúde de espaços verdes na e Escócia.

 

 

 

 


Noorjahan Gandhi   Gestão de Informação, Pesquisa

Noorjahan 2013.jpg

A Noorjahan é assistant de pesquisa e apoia em revisões de literatura, recolha de dados para elaboração de perfis de saúde de comunidades e identificação e contato inicial com stakeholders profissionais e da comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Associados

Judith Ball   Consultora em Saúde Pública

A Judith é uma investigadora social baseada na Nova Zelândia com mais de 10 anos de experiência em saúde pública no Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e países da Ásia. Desenvolveu trabalho em diversas áreas incluindo preparação e contingência a desastres, transportes and planejamento urbano, exposição ao chumbo, promoção em saúde, nutrição e atividade física, saúde oral, saúde mental e equidade em saúde.

A Judith é uma consultora em avaliação de impactos em saúde experiente, com competências específicas em métodos qualitativos, engajamento com comunidades e análise de equidade. Tem excelentes competências de análise e grande experiência prática em revisões da evidência científica, pesquisa qualitativa para informar políticas públicas e programas de promoção de saúde. A sua experiência em investigação inclui desenho de estudos, gestão de projetos, e liderança de equipes multi-étnicas na pesquisa de questões sociais e de saúde para grupos indígenas e minorias étnicas. è uma entrevistadora e moderadora de grupos focais com grande experiência. 

A sua formação é em psicologia pela Universidade de Canterbury (Nova Zelândia), psicologia clínica pela Universidade de Western Sydney (Austrália) e tem uma pós graduação em saúde pública pela Universidade de Otago (Nova Zelândia). 

Colleen Williams   Consultora em Saúde Pública e Avaliação de Impactos em Saúde

A Colleen é uma consultora independente em avaliação de impactos em saúde e saúde pública.

Foi a coordenadora em avaliação de impactos em saúde em políticas do Ministério da Saúde Inglês entre 2004 e 2010.

Publicou as Orientações de Saúde em Avaliação Ambiental Estratégica em 2007, redigiu a primeira versão das Orientação em AIS para Avaliações de Impacto Inter-ministeriais e sua revisão após avaliação de como estava a ser implementada. Também preparou e adjudicou a revisão da literatura para a publicação 'Transporte e Saúde' para apoiar a elaboração de avaliações ambientais estratégicas de Planos de Transporte Locais. 

Durante a sua carreira trabalhou no Sistema de Saúde Inglês e em Autoridades locais em posições relacionadas com política, adjudicação e desenvolvimento. 

 

 

Consultoras Parceiras em saúde pública e saúde ambiental

BirleyHIA

A BirleyHIA é uma consultora líder a nível mundial em avaliação de impactos em saúde que foi pioneira na teoria e prática de AIS e tem conduzido avaliações desde a década de 1980.

Visite BirleyHIA.

 

Global Health and Environmental Management

A GHEM é uma consultora internacional em saúde, ambiente e gestão especializada em AIS, gestão ambiental promoção de saúde e investigação.

Visite GHEM.

 

Institute of Occupational Medicine

A IOM é uma das mais antigas e estabelecidas instituições independentes de pesquisa e consultoria em saúde ocupacional no mundo. Fornece uma abordagem independente de investigação a problemas complexos envolvendo agentes perigosos e os seus efeitos na saúde humana. A sua Equipe tem um papel central em muitos locais de trabalho a nível internacional e projetos de saúde ambiental financiados por governos, agências europeias, indústrias e outras organizações.

Visite o Institute of Occupational Medicine.

 

JK Public Health Consulting

A JKPHC é uma consultora no Reino Unido fornecendo serviços personalizados a autoridades locais, comissões de saúde e bem-estar e grupos de adjudicação clínica. Possuem também consultores especializados em apoiar AIS lideradas por outras consultoras.

Visite JKPHC.